5.1.05

Mundial Junior é do Canadá

A seleção canadense conquistou o título do Mundial Júnior desse ano. Venceu a Rússia por 6 a 1 e acabou com uma seca que durava sete anos.

E vários jogadores dos Penguins estavam no torneio. Evgeni Malkin (Rússia), Johannes Salmonsson (Suécia), Alex Goligoski (Estados Unidos), Lukas Bolf (República Tcheca) e Stephen Dixon (Canadá). Vou fazer um pequeno resumo do quê cada jogador fez no Mundial:

Evgeni Malkin
Rússia, vice-campeã (4 vitórias, 2 derrotas)
Malkin foi o jogador mais jovem a atuar pela seleção Russa. Tendo uma ótima atuação principalmente na semi-final contra os Estados Unidos, Malkin terminou o torneio com 10 pontos (3G, 7A). Dos prospectos dos Penguins, Malkin foi o melhor.

Johannes Salmonsson
Suécia, 5a. colocação (3 vitórias, 3 derrotas)
Salmonsson contribuiu muito para a equipe sueca, mas mesmo assim seu time não conseguiu ir longe. Com uma campanha irregular, a Suécia caiu nas quartas-de-final para os Estados Unidos e conquistou o quinto lugar contra a Finlândia. Salmonsson liderou a equipe em gols (cinco) e pontos (oito).

Alex Goligoski
Estados Unidos, quarta colocação (3 vitórias, 4 derrotas)
Sediando o torneio e sendo os atuais campeões, os Estados Unidos tinham tudo para comemorar o bi-campeonato. Mas com péssimas atuações (como a derrota para a Bielorrússia) os norte-americanos cairam diante da Rússia. Goligoski não era cotado - inicialmente - para jogar o mundial, mas mesmo assim foi convocado e jogou todos os jogos. Marcou apenas uma assistência.

Lukas Bolf
República Tcheca, terceira colocação (5 vitórias, 2 derrotas)
Jogando pela forte seleção tcheca, Lukas Bolf foi um dos melhores defensores do time - e do campeonato. Com quatro pontos e um +/- de +8, Bolf foi o melhor defensor tcheco no mundial. A República Tcheca teve um ótimo campeonato, mas não conseguiu bater o Canadá na semi-final.

Stephen Dixon
Canadá, campeão (6 vitórias)
O país do melhor hóquei do mundo sofreu com a derrota de 2004 para os Estados Unidos, mas dessa vez o time canadense não deu chance para o azar e conquistou o Mundial de forma invicta e consistente. Dixon jogou em uma equipe repleta de craques e sou usado mais defensivamente. Com isso, Dixon marcou apenas um ponto na competição. Esse foi o segundo Mundial Junior do rapaz que joga na QHJHL.

Vários grandes nomes participaram desse Mundial Junior. O super-prospecto Sidney Crosby é um deles. Patrice Bergeron, que jogou a temporada passada pelo Boston Bruins, foi eleito o MVP do torneio.