31.7.05

Passado, presente e FUTURO

Craig Patrick assumiu o cargo de gerente geral dos Penguins em 1989. Pouco mais de dois anos depois a franquia conquistou a primeira Copa Stanley. No ano seguinte, a segunda.

Craig, que também ajudou Herb Brooks na campanha vitoriosa dos Estados Unidos em Lake Placid nas Olimpíadas de Inverno de 1980, é um dos grandes nomes da história dos Penguins. Graças à ele conseguimos Ron Francis, Ulf Samuelsson e vários outros grandes nomes que fizeram dos Pens um dos grandes times dos anos 90. E mais que isso: um grande time com pouco dinheiro. Patrick foi, também, um dos grandes responsáveis pela manutenção dos Penguins em Pittsburgh, após várias crises financeiras.

Após onze temporadas chegando aos playoffs, os Pens mudaram seus planos e decidiram reconstruir o time. Mandaram embora os grandes nomes e limparam a folha de pagamento. Conseguiram bons prospectos e com suas escolhas, selecionou Marc-Andre Fleury, Evgeni Malkin e Sidney Crosby nos últimos três anos.

Fleury foi selecionado em 2003 na primeira escolha geral, Malkin em 2004 na segunda e Crosby este ano na primeira. Todos eles, sem sombra de dúvidas, eram grandes nomes dos seus respectivos recrutamentos.

Então temos um goleiro e dois centrais com grande potencial. Junte a isso Brooks Orpik, nossa primeira escolha em 2000 e que teve fez uma ótima temporada em 2003-04, e Ryan Malone, talvez nosso melhor atacante na última temporada.

Agora, com a chance de pegar bons jogadores mais experientes no mercado dos agentes livres o time ganha muito. Já pensou ver Recchi, Lemieux e Crosby na primeira linha e Kovalev, Malkin e Paul Kariya? Parece muito mas é possível!

E tudo isso devemos à Patrick, Ken Sawyer e Mario Lemieux, homens que lutaram para manter o time em Pittsburgh e montaram uma organização para o futuro. Só resta saber se o futuro é agora.